Regulamento

A editora Comix Zone, sediada no Brasil, a editora iLatina, sediada na França, e as editoras Historieteca e Loco Rabia, sediadas na Argentina, convidam para o 1º Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos (doravante o Prêmio), nas categoria Graphic Novel e Quadrinho de Gênero.

A seguir está disposto o regulamento para a participação:

Podem participar todas as pessoas que residam na América Latina (do Rio Grande à Antártica), ou que sejam naturais de um país latino-americano, desde que apresentem projetos de histórias em quadrinhos originais e inéditos, não publicados total ou parcialmente em qualquer tipo de formato (inclusive Internet), não premiados ou em processo de análise em outros concursos, ou à espera de resposta em um processo editorial. O não cumprimento desta primeira regra desclassifica automaticamente o participante.

 

O tema é livre.

 

O arquivo de apresentação deve consistir de uma sinopse de no máximo uma folha (arial 12, espaçamento entre linhas 1,5) e um mínimo de 20 páginas de quadrinhos finalizadas e digitalizadas a 150 dpi.

 

O arquivo de apresentação da obra deve ser apresentado unicamente em formato digital, em PDF. O trabalho deve ser enviado para o endereço de e-mail: premio.hq.sa@gmail.com

 

O assunto do e-mail deve especificar: “Para o 1º Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos - Graphic Novel” o “Para o 1º Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos - Quadrinho de Gênero”. No mesmo e-mail, deve estar anexado o arquivo em formato PDF com as seguintes especificações:

 

A obra deve vir assinada com o nome do artista. O arquivo deve ser denominado com o TÍTULO DA OBRA em letras maiúsculas.

 

No início da primeira página, deve constar o NOME DA OBRA e, na linha seguinte, o NOME DO ARTISTA, seguidos da sinopse da história e das páginas digitalizadas.

 

No corpo do e-mail, deve constar os seguintes dados pessoais:

 

  • Título da obra

  • Nome artístico

  • Nome e sobrenome

  • Ano, cidade e país de nascimento

  • Endereço completo, incluindo o país

  • Telefone

  • E-mail

                               

Estas informações são essenciais, entre outros motivos, para contactar os premiados, portanto não será aceita a participação de candidatos que não forneçam os dados completos desde o início.

 

Requisitos formais:

 

  1. A obra completa deve possuir uma extensão mínima de 90 páginas de quadrinhos, das quais pelo menos 20 páginas deverão ser apresentadas, além da sinopse da obra.

  2. Não será aceito um conjunto de quadrinhos curtos.

  3. As páginas devem estar devidamente numeradas.

  4. O não cumprimento destas regras implica na desqualificação automática.

 

Um prêmio será concedido para o melhor quadrinho de cada categoria. Este prêmio implica uma obrigação contratual em que o autor ou autores vencedores devem entregar a obra finalizada em um prazo máximo de 12 meses após a entrega do Prêmio.

 

O prêmio consistirá em US$ 4.000,00 (quatro mil dólares) de adiantamento, correspondente aos direitos autorais para a edição do quadrinho em três países: Argentina, Brasil e França.

 

O prazo para submissão de originais terminará no dia 31 de maio de 2022 às 23h59, horário da Argentina.

 

A decisão será final e tornada pública durante cerimônia de premiação que acontecerá física e/ou digitalmente no dia 31 de julho de 2022.

 

Os organizadores do concurso se reservam o direito de declarar o prêmio nulo se a qualidade dos trabalhos apresentados não for considerada suficiente para fins editoriais.

 

As quatro editoras organizadoras do Prêmio se reservam o direito de entregar menções especiais a trabalhos não premiados.

 

As quatro editoras organizadoras do Prêmio oferecerão um contrato de edição distinto com as condições particulares de cada país e jurisdição aos autores das obras declaradas vencedoras do Prêmio. Ao submeter seus trabalhos ao Prêmio, os autores aceitam os diferentes contratos que cada editora oferecerá para seus respectivos países. O contrato modelo pode ser lido AQUI.

 

Os direitos internacionais da obra vencedora permanecem propriedade das quatro editoras organizadoras por um período de cinco anos, prevendo remuneração de 40% do valor da venda para o autor ou autores da obra vencedora. A venda dos direitos internacionais pelas quatro editoras organizadoras fica autorizada pela simples aceitação destas regras.

 

O vencedor do Prêmio deve ter autorização das quatro editoras para qualquer ação envolvendo a obra vencedora por um ano a partir da data da premiação.

 

A Comissão Organizadora deste concurso e seu júri não manterão qualquer comunicação com os participantes a respeito de seus trabalhos, nem oferecerão qualquer informação além da própria decisão contida na Ata Oficial de Premiação.

 

A composição do júri de qualificação será anunciada no momento da divulgação da decisão do concurso.

 

O fato de participar do 1º Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos implica na aceitação total destas regras, cuja interpretação fica a cargo das quatro editoras organizadoras e do júri de qualificação.

Sobre as categorias

· Categoria Graphic Novel: esperamos histórias complexas, desafiadoras e adultas, que se apropriem de temas sociais, ambientais, políticos, pessoais ou coletivos. Que usem a ficção ou não ficção como riqueza em suas tramas e que nos façam crescer como leitores e como pessoas.

 

Uma atenção especial será dada às propostas de jornalismo em quadrinhos que contem com uma sólida investigação a partir da colaboração entre jornalistas e quadrinistas.

 

· Categoria Quadrinho de Gênero: ficção científica, terror, aventura, policial, fantasia, fantasia heróica, histórico ou faroeste... Esperamos histórias que brinquem com os gêneros, que explorem suas possibilidades e seus limites. Esperamos que os renovem ou que recuperem sua essência clássica… O importante é o percurso que nos propõem como leitores e a fruição de uma história bem contada.

 

Uma atenção especial será dada à arte e à narrativa gráfica, como também à originalidade da história.

 

Conselhos práctico

Aqui estão algumas dicas práticas para ajudá-los a preparar a apresentação do seu projeto da melhor maneira possível.

 

* Leia e releia o que você precisa enviar e em que formato... Não se esqueça que um envio mal feito é motivo de desclassificação.

* O mínimo exigido de páginas de quadrinhos concluídas é 20 páginas... Mas quanto mais incluírem, melhor. Não se esqueça que, como editores, queremos ler suas histórias, mergulhar nelas e ver todo o seu potencial!

* Às páginas de quadrinhos finalizadas, você pode adicionar o storyboard completo da história, páginas de esboço, desde que sirvam para enriquecer a compreensão do seu projeto.

É inútil encher seu portfólio com estudos de personagens e esboços soltos... Concentre-se no que é realmente importante em seu projeto.

* A sinopse deve ser concisa mas deve contar tudo. Não se esqueça de incluir o final para que possamos avaliar a história em toda a sua estrutura. O desafio: saber contar o que é importante em poucas palavras e nos fisgar para que queiramos ler toda a história.

 
 

F.A.Q.

Perguntas frequentes

 

SOBRE FORMATOS, ESTILOS, TÉCNICAS, GÊNEROS, ETC.:

 

Qual é o tamanho da página a ser apresentada?

O tamanho da obra é livre.

 

O trabalho deve ser em cores ou em preto e branco?

Não há limitações quanto à cor da obra. As 20 páginas a apresentar devem estar finalizadas, portanto, se a sua ideia é fazê-las em cores, deve apresentá-las em cores.

 

Posso apresentar um trabalho feito inteiramente no computador ou deve ser desenhado de forma tradicional?

Sim, todos as técnicas podem participar do prêmio

 

Posso participar com estilo mangá?

Sim, todos os estilos podem participar do prêmio

 

Minha obra é para adultos / é muito "gore" / é para crianças, pode participar?

Sim, a liberdade criativa é total. Apenas preste atenção em qual das duas categorias ela deve ser inscrita.

 

As 20 páginas a serem apresentadas devem ser as 20 primeiras ou podem ser de uma parte mais avançada da história?

Não é necessário que você envie as 20 primeiras páginas em seu projeto. Porém, recomendamos que as páginas apresentadas sejam ligadas, para que possamos avaliar o ritmo da história. Você também tem a possibilidade de explicar no texto da apresentação porque escolheu nos mostrar aquele segmento da história, tudo conta.

 

Meu trabalho está totalmente concluído, posso enviá-lo completo em vez de apenas 20 páginas?

Claro, quanto mais vermos do seu trabalho, melhor poderemos avaliá-lo.

 

SOBRE A AUTORIA:

 

Posso participar com vários trabalhos? / Sou roteirista, posso apresentar trabalhos com vários artistas?

Sim, não há limites para o número de trabalhos por autor.

 

Meu quadrinho foi publicado na internet, mas parcialmente, apenas o primeiro capítulo. Posso inscrevê-lo?

Não, os trabalhos apresentados devem ser totalmente inéditos.

 

Sou da América Central, posso participar?

Sim, devido ao grande interesse, estendemos o prêmio a toda a América Latina.

 

Sou um roteirista sul-americano, mas o artista da minha história em quadrinhos é dos Estados Unidos / Europa / etc. Podemos participar de um trabalho conjunto?

Não, apenas autores latino-americanos podem participar do concurso.

 

Existe limite de idade para participar?

Não, não há limite de idade para participar do prêmio.